segunda-feira, 8 de novembro de 2010

REDESCOBRINDO O CAMINHO DA SABEDORIA (Jó 42:1-6)

Temos por certo que esta confissão é o contrapeso da lamentação de Jó (cap. 3). Reconhece a rebeldia pecadora que deu origem a essa lamentação. Não é uma admissão de pecados anteriores aos seus sofrimentos como sustentavam as acusações de seus amigos. Por meio desta entrega sem reservas ao seu Senhor, uma entrega feita enquanto ele ainda se encontrava em seus sofrimentos, não tendo recebido nenhuma explicação sobre o mistério do passado ou alguma promessa para o futuro, Jó prova ser um verdadeiro servo da aliança. pronto a servir o seu Deus por nada. A confissão portanto indica que Jó finalmente "esmagou" a Satanás, vindicação final do poder redentor de Deus.
2b. Nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Isto não é resignação vazia sob pressão onipotente, mas louvor ao Deus vivo e uma aquiescência confiante em seus sábios propósitos. Em 42:3a, 4 Jó cita as palavras divinas (cons. 38:2, 3b; 40:7), dirigindo sua luz convincente para si mesmo, e então responde: "Eu sou o homem" (42:3b, 5, 6). Coisas maravilhosas demais para mim (v. 3c). O homem finito não pode se apresentar como árbitro final, pois em Deus e Seus caminhos há um mistério além da compreensão humana.
5b. Mas agora os meus olhos te vêem. Quanto ao contraste entre o ouvir e o ver em relação ao conhecimento veja 26:14; 28:21-27. Nenhuma forma divina apareceu no redemoinho mas a revelação da voz foi uma experiência transformadora, iluminando todas as outras revelações divinas, quer generalizadamente quer alguma revelação especial anterior que fora transmitida a Jó. Por meio dessa nova luz Jó encontra novamente o caminho da sabedoria.
6. Por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Ódio santo contra sua própria corrupção é a consequência natural da confrontação do crente com o seu santo Senhor (cons. Isaías 6:5). O filosófico "Por quê?" não fora respondido, mas Deus, pela condescendência de Sua vinda, assegurou a Jó a Sua preocupação benévola. Isto bastou para Jó. Que baste também para nós, a fim de crescermos cada dia na esperança que o amor de Deus solidifique cada dia mais a nossa fé. (Comentário Bíblico de Moody com adaptações)

Nenhum comentário: