sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SÓ PARA REFLETIR

"De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês." (Tiago 4:1)

Eu acho esse texto simplesmente atualíssimo. Creio ser extremamente necessário que preservemos a unidade criada pelo Espírito Santo dentro da Igreja, o Corpo de Cristo "procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz." (Ef. 4:3). Há tempos sinto uma certa inquietação no meu coração e na minha mente, a fim de escrever algo que tenho presenciado nos nossos arraiais e, sem dar nomes aos bois, mas como parte da boiada, vou falar sobre o comportamento dos bois. Francamente, encaro que hoje em dia, ser membro de uma igreja, pertencer a um grupo que sirva realmente a Deus está ficando cada vez mais difícil. Outro dia ouvi de uma senhora, uma irmã fiel, preocupada com o andamento do trabalho cristão na face da terra a seguinte queixa: "Ah, hoje em dia as organizações internas de uma igreja estão cada dia mais raras a sua existência". E, cá entre nós, há muita gente especialista em desmanchar o que muitos deram a vida inteira para fazer. Haja vista as organizações de Homens, Mulheres, Jovens, Adolescentes, Juniores, Crianças, irmãos, onde estão? Há uma tentativa de imitar os modelos eclesiásticos de outros países, principalmente dos EUA, como se isso fosse possível aqui no Brasil, um país onde há uma diversificação bem maior do que nos outros países, onde torna-se quase impossível padronizar algo. Bem, o culto hoje em dia não esboça uma ordem e há até quem se orgulhe com isso, achando que Deus não gosta de organização, mas, irmãos, desconfio que é tudo desculpa de líderes e membros que querem imitar outros movimentos que acreditam que organização é sinônimo de carnalidade; bem, carnalidade é fazer tudo na base do improviso, ou seja: vamos atirar e marcar o alvo.
Eu acredito que temos que ser resilientes, mas, há coisas que fazem parte de nossa história, cultura, coisas que podemos continuar a fazer sem desmerecer em nada à modernidade. Que tal usar a cultura que temos expressa nos nossos hinos; pasmem! há crianças, juniores e até adolescentes que não sabem cantarolar um hino apenas, isso para vergonha nossa.
Não vejo demérito nos cânticos, mas também não vejo nenhum mal conviver com os hinos, aliás, belos hinos!
O que dizer dos Conjuntos, Grupos, Equipes, Quartetos, Duetos, Trietos e até dos Corais? Algo raro em nossos arraiais, infelizmente. Irmãos, precisamos resgatar a nossa história! Precisamos dizer um basta para essa cultura massificante, egoísta, imediatista, pagã que teima em estabelecer em nosso meio. Daqui a pouco começarão a rejeitar a pessoa de Deus, afinal de contas, é do Deus dos Antigos! Se antiguidade tem sido a razão para jogar no lixo os valores que adquirimos a duras provas, alguns, com a vida de crentes sinceros do passado, então, daqui a pouco visualizaremos essa gente rejeitando ao cristianismo do Cristo crucificado. Que reflitamos e tomemos uma decisão de cuidar dos nossos valores, tradições, história. "Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes." (I Coríntios 15:33)

Nenhum comentário: