segunda-feira, 4 de julho de 2016

SÓ FILOSOFANDO ...

Há muito o que se falar de TRABALHO, ALIENAÇÃO  e CONSUMO. 

TRABALHO

Há quem diga que trabalhar enaltece o ser humano, concordo, até certo ponto, pois, creio que temos que trabalhar naquilo que nos dá prazer, satisfação, enfim, fazendo aquilo que gostamos de fazer, desde que isso seja algo que seja pautado em princípios cristãos. 

ALIENAÇÃO

Quando à alienação, há quem acredite que trabalhar constitua sua única missão aqui na terra, trabalha tanto que nem ver a vida passar, não aproveita seu precioso tempo para ir ao Parque com a família, conversar com um amigo, jogar conversas fora, afunda-se no trabalho, deixando a vida passar. 

CONSUMO

Quanto ao consumo, há quem atue com Oniomania, compra só pelo prazer de comprar, alguém assevera que esse ato é só das mulheres, entretanto, observo que é uma patologia e, como tal, não tem preferencia de gênero.

E quando tudo, ou seja: TRABALHO, ALIENAÇÃO, CONSUMO se encontram, tornando-se altamente prejudicial ao ser humano, levando-o à doença? Bem, sabemos que temos que trabalhar, pois, como dizia o Apóstolo Paulo: " ... quem não trabalhar, que não coma ...", entretanto, não devamos permitir que o trabalho torne-se alienado, ou seja, quando trabalho não faz sentido, trabalhamos sem o prazer de trabalhar, pois, fazendo desse modo, além de adoecer, não crescemos como pessoa.

Numa busca desenfreada pelo capital, pelo recurso financeiro, na maioria das vezes não apercebemos que o trabalho surgiu, inicialmente, para proporcionar-nos prazer, que, acima do salário deve vir a satisfação. Não devamos seguir a tendência, a moda, comprando só pelo prazer de comprar, mas, comprando conforme a nossa necessidade, sempre levando em consideração o consumo inteligente.

Nenhum comentário: