segunda-feira, 4 de julho de 2016

O ANTÍDOTO PARA O BURNOUT

Chega o dia da sua reunião de Pequenos Grupos, Célula, Grupo Familiar. Como você se preparara para a reunião? Você se sente estressado, cansado, desligado, oprimido, e até um pouco ressentido? Você quer saber quantas pessoas vão aparecer, quando você vai ter tempo para se preparar, e como você vai cobrar energia para escutar as pessoas "difíceis"? Você deseja que a reunião bem poderia ser cancelada, que a reunião não acontecesse e simplesmente relaxar na frente da TV., Notebook, do iPhone, iPad, Tablete, Galaxy, etc.

Ei, preste atenção! Você não está sozinho. A maioria dos líderes de Pequenos Grupos, Células, Grupos Familiares, tem experimentado isso em algum momento de suas vidas. Para alguns, estes sentimentos duram apenas um curto tempo, mas para os outros, eles podem arrastar por semanas, meses ou mesmo anos. 
  
Nós muitas vezes perdemos a alegria de ministrar e sentimos queimados, faltando concentração no que estamos fazendo, pensamos em desanimar. Nós valorizamos mais o resultado do que o processo daquilo que realizamos. Vivemos em uma cultura onde o maior valor é muitas vezes derivado do que fazemos e como o fazemos. Esta orientação pode influenciar em nosso ministério, dificultando aquilo que produzimos. Nossa saúde espiritual, no entanto, não pode depender da forma como muitas pessoas vêm para reuniões de grupo, o número de projetos curriculares e de serviço completar, ou mesmo quanto os membros estão crescendo (ou não) espiritualmente. Em vez disso, devemos nos concentrar nas tarefas e objetivos, devemos nos concentrar em permanecer em Jesus Cristo, convidando-o em nossas atividades diárias, e seguindo a orientação do Espírito Santo. Só quando fixamos os nossos olhos em Deus, em vez de nossas próprias realizações, vamos ser realizados e não nos vulnerar em perigo de esgotamento. 

Você está em perigo de esgotamento? Aqui estão nove sinais de alerta a ser considerados:1 - Suas orações em favor do seu grupo e seus membros estão cada vez mais limitadas e/ou superficiais?

2 - Você se torna mais impaciente e crítica em relação às pessoas em seu grupo?

3 -
Durante as reuniões, você sente que está apenas fazendo por fazer?

4 - Você toma decisões com base no que é fácil, não no que deva ser melhor?

5 - Cuidar de pessoas no seu grupo é um fardo estressante e indesejável?

6 - Você evita o contato com o seu líder de Pequenos Grupos ou seu Pastor, por se sentir culpado?

7 - Você está esperando Deus transformá-lo ou qualquer outra pessoa no grupo?

8 - Você raramente abre sua Bíblia a não ser para preparar para o estudo em grupo?

9 - Suas responsabilidades ministeriais parecem deixar pouco tempo ou energia para a vida com a família ou amigos?Claro que pode haver ocasiões ou uma temporada no ministério onde você pode experimentar algumas das dinâmicas listadas. No entanto, se qualquer uma das interrogações acima tornou-se um padrão que se repete em sua vida, você está em risco de esgotamento ministério. Mas, calma, há um antídoto.

CONECTE-SE A VIDEIRA:

Durante o ministério de Jesus Cristo na Terra, ele usou uma metáfora de um ramo a ser ligado à videira para instruir os discípulos para permanecer nele. João 15:4-5 (NVI) diz: "Permanecei em Mim, e Eu em vós como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim pois eu sou a videira, vós sois os ramos aquele que permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" A palavra grega, aqui traduzida como: permanecer, interrupção, aderir, ou viver dentro. Jesus Cristo está nos exortando a nos envolver em uma vida com Deus. O termo não é um sentimento, mas uma atitude, exigindo movimento intencional da nossa parte. Bruce Wilkinson falando sobre o tema, diz: "o respeito, a permanência, para ficar intimamente ligado, para se instalarem em longo prazo. Com esta imagem Jesus Cristo está mostrando os discípulos como uma ligação vital em curso com ele irá determinar diretamente a quantidade de poder sobrenatural em suas vidas ".

Nota: Traduzido & adaptado.

Nenhum comentário: